Artigos & Notícias


Imprimir

Saúde mental no ambiente de trabalho!

03/09/2024

Dedicado à prevenção ao suicídio, a campanha “Setembro Amarelo”, criada em 2015, reforça a importância de conscientizar as pessoas que saúde mental precisa ser pauta. Ainda mais quando se trata de ambientes de trabalho, em condições de estresse e ansiedade, a saúde mental do colaborador pode ser afetada significativamente, trazendo consequências como depressão e mal desempenho.

A legislação trabalhista estabelece que é responsabilidade do empregador zelar pela saúde física e mental dos trabalhadores, incluindo medidas para prevenir o estresse excessivo, garantir o bem-estar dos colaboradores e minimizar insatisfações e falta de produtividade, conseguindo oferecer um melhor “work-life balance” (equilíbrio entre vida profissional e pessoal) para os funcionários.

Dentre as diversas práticas para promover a saúde mental no ambiente de trabalho, estão:

  • Programas de apoio psicológico: oferecer serviços de assistência psicológica e programas de bem-estar para os colaboradores.

  • Políticas de trabalho flexíveis: implementar horários de trabalho flexíveis e políticas de trabalho remoto, tornando possível o colaborador equilibrar responsabilidades profissionais e pessoais.

  • Ambiente de trabalho positivo: fomentar um ambiente de trabalho inclusivo e positivo, onde os colaboradores se sintam valorizados e respeitados.

Promover um melhor ambiente de trabalho não é uma estratégia importante para manter a produtividade e evitar consequências inesperadas.

Entre em contato com o FeF e entenda, junto às Leis Trabalhistas, como melhorar a cultura da sua empresa quando o assunto é saúde mental!

LER MAIS NOTÍCIAS


Escritório

OAB/SP 4.932
Rua Dr. Diogo de Faria nº 55, 13º e 14º andares
Vila Mariana - São Paulo/SP

Fax: + 55 11 5904-7199
Tel: + 55 11 5904-7199
E-mail: fef@fariaefaria.adv.br

Translate/Traducir:
Inglês Espanhol